Quando uma pessoa é lançada brutalmente na realidade, podem ocorrer diversos tipos de consequências: algumas se entregam as drogas, álcool, entram em depressão, atentam contra a vida da pessoa ou cometem suicídio. Quando uma pessoa é levada a realidade de forma gradual é como se ela estivesse sonhando de forma muito agradável, no entanto, a cada 10 minutos alguém toca-lhe o rosto suavemente tentando-a despertar. Então depois de algum tempo ela acorda lentamente, fica indignada por não estar mais sonhando aquele sonho agradável mas não ficará com raiva. Porém quando a pessoa é levada a realidade de forma brutal é como se ela estivesse sonhando de forma muito agradável, no entanto, de repente chega alguém com um balde de água e gelo e o despeja de uma vez! Então essa pessoa acorda num instante e fica furiosa com quem fez isso! No entanto, em ambos os casos se essa pessoa não estivesse sonhando( mergulhada no mundo das ilusões ), nada disso teria acontecido, pois estaria desperta, ou seja, conectada a realidade.
Existe uma forma de lidar com essa situação: é estar sonhando mas sabendo que é um sonho.




